quarta-feira, 10 de abril de 2013

Missão Dada, Missão Cumprida

Feliz.....isso resume o sentimento que senti ao final da prova. Depois dos problemas enfrentados na viagem de ida para Santiago (A Maratona da Meia Maratona), não tivemos mais nenhum contratempo. Posso dizer que estreei com pé direito nas provas internacionais

Missão cumprida
Logo na 6a feira, mesmo cansado da viagem, saímos para jantar. O restaurante foi uma sugestão da namorada do meu compadre Alexandre.....Como Água Para Chocolate.....excelente dica. Eu, Lucia e meus sogros aproveitamos bem, mesmo com o cansaço

Como Água Para Chocolate - dica da Bruna
No sábado chegaram os maratonistas Bacellar e Junior, amigos de Fortaleza, que também foram correr a meia de Santiago. Ambos tem bastante experiencia em provas. Bacellar correu a sua primeira maratona no ano passado em Amsterdã e Junior já correu 5 maratonas, incluindo Amsterdã e Berlim. Foi muito bom a convivência com eles, pois recebi diversas dicas quanto a estratégia de corrida.

Multidão na retirada dos kits
O dia de sábado foi reservado para retirar o kit da prova (camisa, número e chip para marcar o tempo). Nesse quesito, as provas no Brasil são superiores.....os kits sempre vem acompanhados de brindes dos patrocinadores, tipo: gel, toalha, barra de chocolate e outros. Em compensação, o local para retirada dos kits tinha uma estrutura muito melhor....local amplo, melhor organização e num ponto turístico da cidade...Estacion Mapocho.


Bacellar, Junior e eu...aproveitei e peguei dicas com os maratonistas
Depois de mais um almoço em grande estilo, eu já não tinha mais peso chileno no bolso....ou seja, melhor decisão era ir para o hotel descansar....desde que cheguei de viagem estava só batendo perna para cima e para baixo e gastando grana....PS: comi uma paleta de cordeiro de 1o mundo num restaurante papa fina.....Aqui Esta Coco....recomendo....

Estacion Mapocho
7 de abril chegou....eu estava ansioso....segui o conselho que Junior havia me dado na véspera...mantenha a sua rotina, faça exatamente as mesmas coisas que costuma fazer quando vai treinar....além de não trazer surpresas, isso contém um pouco a ansiedade.

Conselho dado, conselho aceito. Tomei um café completo uma hora antes da prova, reduzi meu peso, tomei um banho, coloquei uniforme de corrida e nos mandamos de metrô para o local da prova. A sensação era que o metrô havia sido reservado para o pessoal da corrida...todo mundo de amarelo e preto....as cores da prova.

Metrô lotado, parecia estação da Carioca na hora do rush
Participar de uma maratona internacional é uma sensação única. Eram ao todo 27 mil inscritos. A cidade inteira respirava o clima da prova. É difícil descrever, só participando para entender.

Descontração antes da largada
Largada foi às 9 horas em ponto. Um empurra-empurra danado....larguei ao som de "Don´t you worry child", balada escolhida pela minha filha. A música alta ajuda a manter a adrenalina a mil (ainda vou escrever um post sobre músicas para corrida). A estratégia era aquecer no primeiro Km, acelerar um pouco nos próximos 5 km para aproveitar uma ligeira descida, manter uma velocidade de 10km/h (pace 6 min/km) até o km 15 quando acaba a subida, e novamente acelerar até o final.

Uma das vantagens da prova era o clima. Muitos trechos com sombra e um sol leve....para quem treinou em  São Paulo, Porto Alegre e Rio, o clima estava maravilhoso, bastante ameno. Outra sensação agradável era o povo nas ruas incentivando os corredores....diversos cartazes, crianças querendo cumprimentar os corredores e conjuntos tocando músicas locais. Única deficiência da prova foram os postos de hidratação. Poucas pessoas para entregar água e apenas de um lado da pista. Isso engarrafava e tínhamos quase que parar para pegar água. Era como se tivessem entrado os 2 carros da mesma escuderia no box....

Corri exatamente como vinha fazendo durante os treinos. Única novidade que adotei nessa prova foi em relação a uma dica que recebi do Victor Hugo no aeroporto. Pouco depois da metade da prova, ingeri carboidrato em gel para repor energia. Delicioso....sabor chocolate....na próxima Páscoa vou pedir uma caixa cheia.

Diferente de outras provas/treinos, a melhor sensação não foi após a prova, mas sim nos últimos 3 Km. Assim que entrei na reta final, aumentei a passada e passei a correr numa velocidade em torno dos 13 km/h. Parecia que estava deslizando....realmente uma sensação de prazer que ainda não tinha experimentado. Após 2 horas, cruzei a linha de chegada inteiro e com folego para correr mais alguns km....Fiz o tempo de 2h01min37seg, com um pace de 5:46 min/km....fiquei surpreso e muito feliz com a performance.


Olho para trás e não esperava que desse para correr 21km....e sem querer ser arrogante, acredito que poderia correr distancia maior ou mais rápido. Não posso deixar de agradecer a vasta equipe de suporte: minha família que me deu todo apoio e incentivo, amigos templários e não templários que me sacanearam o tempo todo, mas sei que era da boca para fora, Juninho (preparador físico) que me acorda todas as 2as e 4as para malhar ferro, Priscila (nutricionista) que me proibiu de comer meu amado bife a milanesa com batata frita., e principalmente Fabio Medina que acreditou em mim mais do que eu mesmo e montou todos os treinos e me incentivou do inicio ao fim.

Relax após a prova
Agora estou vivendo um dilema....estou me sentindo como se tivesse sido convidado para comandar a caravela dos templários na situação atual e a família fosse contra.......Penso seriamente em me preparar para correr uma maratona e Lucia já deixou claro que é contra.....Preciso convence-la de que meia maratona é página virada....

Comemoração em alto estilo no Mestizo
Enquanto não consigo aprovação da minha mulher, tenho um encontro marcado com a próxima meia maratona no dia 7 de julho no Rio de Janeiro, cidade natal.

Bife de ancho, o prêmio

8 comentários:

  1. Amore ! Dia inesquecível hein ? Prova perfeita, fiquei impressionada de como vc chegou inteiro...orgulhosissima de vc !!! Valeu todo seu (e nosso, rsrs) esforço. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, valeu pela força e por ter segurado a onda durante o periodo dos treinos. Tudo fica mais facil com a sua ajuda e o seu incentivo....Te amo...Burro do Shrek...

      Excluir
  2. Saudações Poéticas

    Parabens!
    Quem me dera poder estar lá também
    Para torcer com muita garra e vibração
    Mas a distancia não me deixou aquém
    Apesar de longe dos olhos mas perto do coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pai, suas palavras escritas tem o dom de emocionar as pessoas. O senhor se supera a cada estrofe escrita. Obrigado por ser meu pai e estar sempre ao meu lado, tchau e benção.

      Excluir
  3. Parabéns Pedro !!! Orgulhoso de você. Fala pra Lúcia que esse negócio de meia é para os pés...queremos você na inteira!

    abs do Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Waguinho...obrigado pela força.....com certeza para maratona o buraco é mais embaixo...preciso consultar as bases, mas o que parecia utopia, hoje já dá para sonhar...Em julho vou correr outra meia maratona, dessa vez no Rio....quem sabe nos vemos por lá....Um abraço,

      Excluir
  4. Pedro, que maneiro!!!!! Não sabia que vc estava correndo... Uma grande amiga começou assim: caminhando na Lagoa...hj já correu 9 maratonas e ama o que faz!!!!
    É isso aí cara, vc é um vencedor...continue correndo e superando seus obstáculos! Parabéns!!! Bjs. Gláucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela força Glaucinha....quem sabe voce tambem não se anima...um beijo.

      Excluir