quinta-feira, 17 de julho de 2014

Avaliação Biomecânica

Na meia maratona de Floripa, corri 19km ao lado do Fabio, meu treinador. Foi uma experiencia diferente, porque eu nunca havia corrido uma prova lado a lado com alguém. Normalmente a corrida é um exercício solitário e nesses casos a solidão dura em torno de 2 horas.

O fato de corrermos junto, tornou a corrida mais leve e divertida e ainda tive um treinador analisando os pontos que tenho que melhorar. No final da corrida, Fabio tinha uma lista de coisas para me falar e que iriam se reverter em mais treinos, mais musculação e.......eu achando que a corrida tinha sido legal....


Tem dois pontos que preciso dar mais atenção. Preciso aumentar os exercícios de força, pois estou perdendo muita velocidade nas subidas. E preciso melhorar a postura durante a corrida....correr de forma mais ereta vai me fazer ganhar tempo também.

Para ganhar força, vou ter que dar mais atenção aos treinos de subida......eu gosto mesmo é de correr no asfalto e no plano......percebi que a subida do Matão na USP está me esperando....só de pensar já estou cansado......

Com relação a postura, Fabio me indicou uma Avaliação Biomecânica. Não fazia a menor ideia do que se tratava, mas logo em seguida, fui me consultar com a Raquel Castanharo....fisioterapeuta indicada pelo Fabio encarregada pela avaliação biomecânica (vide Movere Fisioterapia). Raquel é uma profissional conceituada e uma das consultoras do site Eu Atleta.

Não tinha a menor ideia de como seria a avaliação.....só sabia que o meu staff não parava de crescer......preparador físico, treinador, nutricionista, ortopedista e agora fisioterapeuta.....e isso tudo porque sou amador....

Marcamos de manhã na USP e deveria durar em torno de 1 hora. Logo no começo, Raquel me fez uma série de perguntas para entender que tipo de lesões eu havia tido, que distancia tenho focado nas minhas corridas, quantos quilômetros treino por semana, pace médio e outras.

Em seguida, avaliou o nível de força nas pernas com alguns exercícios físicos e fiz algumas simulações de corrida. Ela filmou de vários ângulos, visando entender cada movimento e postura durante momentos da corrida.

Só não dá para trocar os neurônios por bunda
Ao final, veio o veredicto. De tudo que preciso melhorar, o principal é em relação a postura de corrida mesmo. Preciso correr menos torto, menos curvado....parece que estou com o chassi corrido. Isso vai economizar energia e melhorar minha performance.

Agora, duro é a causa da postura.....não tenho força nos glúteos. Pelo incrível que pareça, os glúteos tem um papel importante no movimento mecânico do ato de corrida. Ele auxilia o corpo no movimento, reduz parte do esforço que a panturrilha tem e ajuda a manter o corpo na posição ereta.....isso tudo evita lesão.....e eu achava que somente mulher tinha glúteos.

Resumindo, preciso fazer mais exercícios de musculação para os glúteos, eles são fracos....trocando em miúdos sou um bunda mole.....Avisei a Raquel que se para fortalecer os glúteos eu tiver que ficar como o Hulk, sem neurônios....não dá.....

Segue o vídeo da avaliação......está claro que estou todo empenado....


Um comentário:

  1. Saudações Poéticas

    Correndo, ensinando e aprendendo
    Aprendendo, correndo e ensinando
    Ensinando, correndo e vivendo
    Vivendo, aprendendo e correndo.

    ResponderExcluir