quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dor - Minha nova companheira

Após meses de treinamento, comecei a sentir dores diversas ao longo do corpo. Ao todo, o único dia da semana que não faço nada é 6a feira. Toda 2a feira e 4a feira, faço uma hora de circuito com foco na musculação acompanhado do Juninho, o personal despertador... Toda 3a feira, 5a feira e sábado, sigo os treinos planejados pelo Fabio Medina.  E aos domingos, faço meia hora de bicicleta...domingo é moleza...

Após treinos mais intensos, sinto um pouco de dor muscular na panturilha. Essa dor me parece normal, em virtude do esforço físico do treino. Já senti dores na canela e após trocar de tênis, nunca mais senti essas dores. Atualmente uso o Asics Gel Kayano 18 e é bem confortável....também pelo preço, ele deveria correr sozinho. E não posso esquecer a dor lombar, que sinto nas costas.....mas essa acredito que esteja relacionada a velhice...

A dor da vez é a dor no tendão de Aquiles do pé direito. Tenho sentido dor no tendão há meses e comecei a me preocupar. Normalmente a dor começa 2 a 3 horas após terminar de correr. Uma dor que te deixa fraco e com isso, ando com dificuldade. Curioso que enquanto estou correndo não sinto dor, pois o corpo está quente.

Comecei a tomar um analgésico para aliviar a dor e parecia que tinha ficado bom, como um milagre...Só não podia fazer exame anti-doping....Porém, sempre que parava a medicação, a dor voltava.....Há 1 mês atrás, decidi procurar um ortopedista para investigar de vez a causa do problema. Como pretendo intensificar meus treinos para um dia correr uma meia-maratona, os treinos ficarão mais puxados e a situação pode piorar.

Na minha primeira consulta, tomei uma ducha de água fria. O ortopedista diagnosticou uma inflamação do tendão e comentou que o ser humano não foi feito para correr mais de 8 Km por vez e deveria no máximo correr 20 Km na semana. Conclusão, o meu problema era over-trainning (excesso de exercício). O medico pediu uma ultrassonografia do tendão para avaliar a extensão da tendinite.Ou seja, quando não fazia nada e ficava só com o meu controle remoto, tinha problemas com meus exames de sangue....agora que estava me tornando um atleta amador, o problema era com o tendão de aquiles.....ferrou....fiquei desanimado.....pensei na solução clássica quando o diagnostico não agrada....preciso trocar de médico

Mais uma vez, minha mulher me salvou....Lulu, sempre ela....Lucia sugeriu que eu procurasse um ortopedista voltado para medicina esportiva. Fiz o exame de ultrassonografia e marquei uma nova consulta com o médico Osmar de Oliveira, ortopedista conceituado com foco no esporte. Tudo bem que ele é corintiano, mas com o título após 112 anos, revolvi dar um chance ao cara.

A ultrassonografia acusou uma pequena tendinite e sai da consulta bem mais animado pois poderia continuar com os treinos. Animado, mas com dever de casa. Todo dia à noite , tenho que fazer uma sessão de 15 min com gelo no tendão. Após o gelo, 10 alongamentos de panturrilha. Além disso, passei a usar uma calcanheira para amortecer o impacto da corrida.

Você não imagina a dureza, em pleno mês de julho, um frio danado e todo dia a noite coloco os pés no gelo.....Seja lá vendo o futebol, Fantástico ou a adorável Gabriela, lá estou eu com o pé esticado no gelo.....quando acaba, parece que não tenho mais pé.....não sinto nada. Pensei em apenas deixar o pé na varanda......com o frio que está deve funcionar.


Dura reallidade....Gelo no frio é f....
Após quase 1 mês de tratamento, mantendo uma aderência de 100% ao tratamento.....as dores diminuíram....Feliz por ter voltado o foco para os treinamentos, mas já de saco cheio de tanto To Do's....Vida de atleta é dura.

2 comentários:

  1. Pedrão !!! Se serve de consolo eu também tenho tido dores nas costas. Achei que era o Tenis, troquei melhorou mas não resolveu. O meu próximo diagnóstico, acho que estou precisando de fortalecimento muscular... rs
    Abraço e melhoras para as dores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cassio, nunca pensei que fosse sentir dor para correr....Correr me parecia tão simples, uma brincadeira de criança...Mas realmente, se você não estiver preparado bem fisicamente as dores podem ser tornar críticas...Muito importante também procurar um acompanhamento médico...Mas não se esqueça que contra a velhice, não tem jeito....um abraço,

      Excluir