domingo, 5 de maio de 2013

Lições Aprendidas - Parte 1

Depois da missão cumprida, resolvi resumir algumas dicas para quem pensa em correr provas de média distancia ou assim como eu, não pensa mas acaba correndo.....na realidade, algumas dicas se aplicam para todos que estão iniciando na prática de corrida de rua.

Nesse primeiro post, vou me ater as lições direcionadas a saúde. Como primeira lição, é mandatório realizar uma avaliação médica (com foco na área cardiológica) antes de iniciar qualquer exercício, principalmente na minha idade. Além da avaliação médica, também é bastante aconselhável que realize uma avaliação física. Ao longo do tempo, será possível comparar a evolução dos treinos.

Outro item importante no quesito saúde, é fazer musculação. A musculação ajuda na prevenção de lesões....principalmente no joelho. Os músculos ajudam a absorver parte do impacto com o solo, protegendo o joelho. Outro item importante da musculação, é repor a massa magra que perdemos durante a corrida. Sendo bem simplista, massa magra é composta dos ossos e músculos e a massa gorda é composta de gordura do organismo, principalmente da picanha que fica na cintura. Durante os treinos de corrida, o organismo necessita de energia e como nosso organismo é preguiçoso, ele prefere retirar a energia dos músculos (dá menos trabalho), do que queimar a banha da cintura....É importante a musculação para repor a massa magra perdida durante os treinos.

Sabedoria é aprender com erro alheio
Outra dica que não levava fé, mas faz diferença, é alimentação. Nunca dei muita bola para esse papo de nutricionista....achava que era coisa de mauricinho, homem come feijão com arroz.....pura ignorância.....Como minha mulher dizia, você é o que você come.....como sempre comi besteira, já viu né.....Demorei, mas me rendi ao apoio da nutricionista. Depois que mudei meu hábito alimentar, a minha massa gorda começou a diminuir e os benefícios vem em cascata....a corrida força menos o joelho...afinal de contas, tenho um peso menor para carregar durante os treinos. Com o tempo, você se acostuma a comer de forma moderada (quantidades menores e mais vezes ao dia) e passa a fazer isso de forma natural. A importância da nutricionista ocorre também nos suplementos alimentares que ajudam a repor a massa magra. Um dos principais suplementos é o Whein Protein. Um pó a base de proteína (prefiro sabor chocolate ou baunilha) que consumo com água após os treinos. Esse suplemento ajuda na recomposição dos músculos....Importante ressaltar que os suplementos adiantam pouco sem a musculação.

Durante os treinos e as provas, constatei outra dica importantíssima, principalmente durante os treinos longos (Famoso Longão). Não deixe de beber água durante os treinos. Quando comecei a treinar distâncias acima de 10 km, o treino levava mais de uma hora. Aos poucos comecei a ficar com vontade de "tirar água do joelho" no meio do treino. Com toda a minha "cabeçudice", a solução que adotei foi não beber água durante o treino para evitar que eu parasse para ir ao banheiro. Depois que passei mal após um treino de 18 km no Rio de Janeiro com sol de meio-dia e tomar uma bronca da minha mulher e outra do treinador por não ter ingerido água, nunca mais cometi essa atrocidade. Eu percebi o que era ficar desidratado. Ou seja, não esqueçam de beber água durante os treinos. Com relação a incontinência urinária, a solução era bem mais simples. Basta esvaziar a bexiga imediatamente antes de iniciar o treino/corrida. Vai por mim, você não vai precisar do fraldão.

Outro aprendizado que tive ao longo dos treinos é o efeito do gelo, um santo remédio. Aprendi que gelo é um anti-inflamatório natural. Quando achava que nada iria curar minhas dores no tendão, passei a fazer 15 min de gelo todo dia, com ou sem dor, seguido de alongamento. Nunca mais senti nada nos tendões. Depois percebi que gelo servia para tudo, dores musculares, dor na sola do pé....qualquer dor. Relatei minhas experiencias com gelo nos posts Dor - Minha nova companheira e De Volta ao Estaleiro.

Gel Carboidrato - aditivo durante a corrida
Considerando um estágio mais avançado de dicas, sugiro ingerir carboidrato durante as provas de média e longa distância. Durante a meia maratona de Santiago ingeri um carboidrato gel chamado GU, sabor chocolate (melhor que ovo de páscoa). Ingeri após 12 km de prova e ele ajuda a repor energia que gastou ao longo da prova e que ainda vai precisar. Para quem nunca ingeriu o gel carboidrato, sugiro que faça durante um treino para ver como o organismo reage. Algumas pessoas acusam problemas estomacais com o consumo do gel durante o exercício.

Espero que tenha ajudado e que você não cometa os mesmos erros que eu, mas não esqueça que avaliação médica/física, musculação, alimentação e principalmente suplementos, necessita de acompanhamento profissional. Como diz amigo Gustavo "Confie nos especialistas".

Continuarei com as lições aprendidas, agora com enfase nos acessórios.

2 comentários:

  1. Pedro, estou abismado com seu conhecimento. A experiência é tudo e o aprendizado de cada corrida e sua preparação é fundamental para o sucesso.
    Continue e vá em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Francisco, também fiquei surpreso com a quantidade de coisas que aprendi do ano passado para cá. Lendo os primeiros posts, isso fica muito claro. E o mais engraçado, é que o ser humano nem percebe que está adquirindo conhecimento. Nâo esqueça da nossa meia maratona no Rio, dia 7 de julho. Conto com seu apoio....um abraço,

      Excluir