sábado, 11 de maio de 2013

Lições Aprendidas - Parte 2

Nessa segunda parte, vou dar mais enfase aos equipamentos/acessórios que podem facilitar o ato de corrida e em alguns casos, torná-lo mais prazeroso.

Acessórios ao gosto de cada um
De todos os acessórios que uso, se tem um que não abro mão, este é o relógio Garmin. Como já comentei anteriormente, ele é completo. Com o relógio, é possível treinar em qualquer lugar que você esteja, sem depender de marcações de distância, alguém controlando o tempo ou até mesmo a velocidade. Usando este acessório, foi possível eu treinar em Petrópolis, Búzios Porto Alegre, Ibirapuera, USP, Leblon, Lagoa ou Engenhão....Não importa aonde esteja, o Garmin marca a distância que você percorre através do GPS embutido nele. Além disso, ele marca a velocidade, permitindo que você monitore o seu ritmo. E por último, ele mede os batimentos cardíacos, as calorias consumidas no treino e claro, o tempo do treino.

Após o treino, é possível transmitir suas informações para o computador e armazenar estes dados num site da Garmin, com o qual você pode acessar de qualquer lugar...basta criar um identificador e senha. Neste site, além de consultar os dados do seu treino, você também consulta a temperatura ambiente no momento do treino, a altimetria e o mapa do percurso. Dentre as funções mais avançadas, é possível comparar treinos e monitorar a sua evolução e transmitir para o relógio os treinos programados para a semana. É possível armazenar qualquer tipo de treino: velocidade, fartlek, intervalado....E o mais maneiro, depois que você programa o treino no relógio, ele te avisa se você está mais rápido ou mais lento em relação ao treino. Tudo isso apenas com um relógio no pulso e uma fita no peito para marcar os batimentos. Não dá para não ter um relógio Garmin. Eu tenho um modelo Forerunner 410 há quase 2 anos....ele é muito bom. Comprei um modelo Forerunner 610 e pretendo estrear em breve.  Segue site da Garmin para quem não conhece.....Site Garmin.

Garmin - acessório mandatório
Outro acessório muito badalado e que em muitos casos parece modismo é o tênis. Antes de comprar um tênis para correr, sugiro que faça um teste para verificar como você pisa no chão durante uma corrida...para dentro (pisada pronada), para fora (pisada supinada) ou normal. No post Pronada x Supinada falei um pouco sobre as pisadas. O tênis correto pode evitar lesões, pois ajuda a absorver o impacto com o chão. Os fabricantes mais procurados são Mizuno e Asics. Os modelos Gel Nimbus (Asics) e Wave Creation (Mizuno) são modelos destinados a pisada supinada/normal. Por serem modelos com diversas cores diferentes e alegres, são os mais cobiçados pelos leigos em termos de pisada. Como tenho uma pisada pronada, uso o modelo Gel Kayano da Asics.

Em termos de vestuário, prefiro correr com short que possua bermuda de compressão (evita que o short enrosque nas pernas) e camisa bem fina que não acumule suor (Track&Field são as melhores). Óculos escuro é indicado para proteger do sol e um boné de nylon para não pesar. No frio, é importante usar luva (os dedos ficam congelados) e uma camisa chamada "segunda pele" aquece bastante.

Para tornar o ato de corrida menos monótono, gosto de correr escutando música......uso um Ipod pequeno para não carregar peso e as músicas variam de acordo com o ritmo. É impressionante como dependendo da música, o ritmo da corrida aumenta. Agora, dica mesmo, é comprar esses acessórios nos EUA (se possível)....não dá para comparar os preços (principalmente relógio e tênis).

Diferente do post anterior de dicas, este está muito mais associado com o gosto de cada um....desde o tênis que usa até a música que escuta.....mas todos eles tem o objetivo de tornar a corrida mais agradável....e como sempre digo, gosto é igual a bunda, cada um tem o seu....

Como última dica e essa não está associada a gosto.....eu diria que a verdadeira lição aprendida deste post é treinar com uma assessoria de corrida. É impressionante a evolução e o progresso que você atinge. Quando Dimas e Glaubinho me sugeriram arrumar uma assessoria, eu estava um pouco cético. Após 1 ano e 4 meses com o suporte da assessoria Fabio Medina, não tenho como negar a evolução. Todo domingo recebo os treinos da semana que são elaborados com base no meu perfil e nos meus objetivos. Além de um acompanhamento voltado para meus objetivos, discuto sempre as próximas metas, táticas de corridas, bem como provas a serem realizadas.
Amanhã, dia das mães, vou participar da Corrida do GRAAC pela 2a vez e no próximo post poderei comprovar mais uma vez a evolução dos treinos junto a assessoria.

Um comentário:

  1. Saudações Poéticas

    Depois de ler e reler Lições Aprendidas
    Escolhi meu acessório em fim
    Nas minhas próximas corridas
    Vou usar também o relógio Garmin.

    ResponderExcluir