sexta-feira, 21 de junho de 2013

Foco & Disciplina

Quanto mais perto vai chegando das competições, mais foco e disciplina preciso ter nos treinos, na alimentação e no descanso. Semana passada eu iria participar de uma prova de 10 km, um evento do globo.com (blog EU ATLETA). Como o percurso era o mesmo da corrida do GRAACC (GRAACC 2013 - Dia das Mães) fiquei empolgado e me animei para correr e tentar novamente superar o tempo dos 10 km.

Assim que recebi a planilha de treino da semana, percebi que tinha um treino longo (18 km) e forte no sábado, véspera da prova do EU ATLETA. Comentei com o Fabio e ele reduziu o meu treino de sábado para 10 km.

Fiquei com aquele mudança "martelando" na minha cabeça e resolvi discutir novamente com o treinador se o meu treino de 18 km iria fazer falta para a preparação da prova de meia maratona do Rio. Fabio foi curto e direto. "Você não vai conseguir treinar forte 18 km e no dia seguinte correr 10 km para baixar seu tempo. Ou você treina mais tranquilo no sábado e corre domingo para reduzir seu tempo, ou faz um treino longo e forte no sábado e no domingo você apenas cumpre tabela na corrida de 10 km", e ainda completou "Qual é a sua prioridade, você decide?"

Foco é tudo
Me vi no trabalho. Passo o dia priorizando coisas e tomando decisões o tempo todo....pô, até para correr vou ter tomar decisão? Mas é assim que funciona......Não pensei duas vezes, minha prioridade é a Meia Maratona do Rio de Janeiro 2013. Vou correr em casa junto dos meus pais, Dimas e Glaubinho de Florianópolis estão treinando com tudo para a corrida.....não posso fazer feio.....tenho que estar bem preparado......decidi treinar os 18 km no sábado.

Ai sobrou a prova do domingo. Bem, correr para cumprir tabela não combina comigo.....ou entro em campo para ganhar, ou não jogo....abortei a prova e fiz um treino no domingo de 6 km para relaxar a musculatura.

Treino do último sábado - 15/jun/2013
O treino de sábado foi bem forte....ainda bem que o clima ajudou....temperatura de 17 graus. Ao final dos 18 km, o treinador ainda pediu para correr mais 2 km e arredondar para 20 km. Procurei simular parte da prova, inclusive ingerindo o gel carboidrato sabor chocolate.

Treino na Lagoa  - 02/fev;2013
Terminei cansado, mas com a certeza de que tinha feito um ótimo treino. Comparei com a preparação para a meia maratona de Santiago e fiquei impressionado com o resultado. Dois meses antes da prova do Chile, corri 18 km na Lagoa Rodrigo de Freitas em 1h 52min 01 seg com pace de 6:13 min/km. Agora corri os mesmos 18 km na USP em 1h 38min 49seg com pace de 5:29 min/km. E não posso esquecer que o treino no Rio foi todo no plano e o treino em SP teve duas ladeiras. Por outro lado, a temperatura no Rio estava na casa dos 29 graus.....calor, esse vai ser o grande vilão.

Realmente tenho ficado surpreso com a evolução nos tempos....como diria Galvão Bueno, melhor volta em cima de melhor volta....Não tenho a menor dúvida, isso é fruto do lema Foco & Disciplina.

4 comentários:

  1. Parabéns Pedrão !!! Realmente foco & disciplina é o fator chave .... Estou com inveja pois este ano ainda não consegui nem dar foco nem tive disciplina com as corridas... Preciso voltar logo a correr....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh cara, foco e disciplina eh a dica, mas cansa...tem hora que sinto saudade do sofá....mas volta logo aos treinos para corrermos juntos, um abraço,

      Excluir
  2. Olá Pedro,
    Encontrei seu blog por acaso numa "googleda" sobre a Meia de Buenos Aires e estou por aqui há quase 2 horas, e olha que você acabou fazendo a meia de Santiago (rsrsrs).

    Parabéns pelo blog, li vários posts. Acompanho muitos blogs sobre corrida e em poucos vejo alguém saber dosar tão bem o bom humor, o relato da experiência com as prova e treinos, e ainda dar ótimas dicas tanto para corredores experientes como para iniciantes. Muito bom mesmo, parabéns!

    Me identifiquei com muita coisa escrita por você. Também tenho um blog onde atualmente o assunto dominante é a corrida de rua.

    Comecei a correr há uns 15 meses. No início era só mais uma atividade física para me ajudar a sair de um quadro de obesidade mórbida, mas hoje já faz parte do meu dia a dia.

    Falando sobre Foco e Disciplina, assunto desse post, estou justamente num momento de falta do 1o item. Preciso definir uma prova como alvo, até mesmo para fazer um treino direcionado.

    Já coloquei seu blog na minha lista de leitura, estou curioso para ler seu relato da Meia do Rio.

    Abraços e bons treinos,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danilo, fiquei feliz com seu comentário. Este blog é muito mais voltado para familiares e conhecidos. É muito gratificante saber que o texto esteja agradando
      corredores de um modo geral.

      Vou ler suas confissoes e vamos mantendo contato. Quem sabe nao consigo sugerir uma prova boa para voce voltar ao foco?

      Um grande abraço,

      Excluir